CONSULTORIA TRIBUTÁRIA

Consultoria tributária

• Auditoria Digital Preventiva ou Corretiva:

Vivemos na era da informação e do aperfeiçoamento tecnológico, que parece não ter mais limites. Resistir às novas ferramentas é uma tarefa impossível. Com tanta rapidez, propiciada por esse desenvolvimento, as empresas não conseguem sobreviver apenas adotando uma visão empreendedora, conhecimento técnico e a força de vontade dos seus comandantes e colaboradores. Hoje, a boa gestão do negócio é fundamental.

Uma das áreas de extrema relevância para as organizações, e que vem sofrendo mutações nesse sentido, é a tributária. No Brasil, conceitos como Certificação Digital, SPED Contábil e Fiscal, NF-e e outros, já são corriqueiros para as empresas que utilizam estas novas ferramentas. A gestão fiscal se fundiu de tal maneira à tecnologia que já estamos num caminho sem volta. Com a rápida evolução tecnológica do Fisco e seus agentes nos últimos anos, as companhias e o mercado estão se deparando com a necessidade de constantes atualizações em seus sistemas.

Some-se a isso, as diversas obrigações acessórias exigidas atualmente e as alterações legais nas esferas municipal, estadual e federal , a conclusão é a seguinte: para não correr o risco de sofrer com autuações e multas, as empresas devem estar preparadas. Não existe mais espaço para erros ou para o “deixar para depois”. As transações e consequentes informações enviadas ao Fisco acontecem praticamente em tempo real, e exigem consistência.

Diante desse cenário, revisões fiscais sobre arquivos magnéticos tornam-se essenciais para qualquer contribuinte ficar em dia com sua gestão tributária, propiciando avaliação de sua consistência antes ou após a entrega ao Fisco, permitindo a adoção de medidas corretivas antes do início de um procedimento administrativo ou fiscalizatório, reduzindo, assim, possíveis encargos com multas e custos relacionados a defesas com processos administrativos ou judiciais.Ou seja, o maior foco agora é se armar de Inteligência Fiscal para evitar contingências.

Na ProBusiness, chamamos isso de Auditoria Digital Preventiva ou Corretiva, já que possuímos soluções capazes de cruzarem inúmeras informações de conteúdo (e não de estrutura do arquivo) nas diversas declarações e escriturações digitais (SPED) instituídas pelo Fisco, apontando todas inconsistências através de relatório customizado aos seus clientes e prestando-lhes, opcionalmente, consultoria para correções dos problemas evidenciados.

Exemplos de auditorias eletrônicas em arquivos individuais do SPED ou pacotes de cruzamentos oferecidos pela ProBusiness:

- Auditoria Digital EFD Contribuições (Pis/Cofins)
- Auditoria Digital SPED Fiscal (Icms/Ipi)
- Auditoria Digital SPED Contábil
- Cruzamento eletrônico SPED Fiscal x Sintegra x Gia (Icms)

- Cruzamento eletrônico EFD Contribuições (Pis/Cofins) x DACON
- Cruzamento eletrônico ECD (SPED Contábil) x DIPJ
- Cruzamento eletrônico SPED Contábil x SPED Fiscal x EFD Contribuições


Nossos serviços de análise são oferecidos dentro de um ou mais exercícios sociais da empresa. compreendendo as 12 competências tributárias do ano. Faça uma consulta e antecipe-se ao Fisco!!

 

• Due Diligence Tributária: Auditoria legal de eventuais Passivos Fiscais pela identificação (promovida através da solicitação de certidões negativas) e análise de processos tributários em andamento - administrativos e/ou judiciais, relativos a todos os impostos e contribuições - onde a empresa na qual se diligencia é parte, a fim de fornecer ao cliente uma visão das contingências tributárias da empresa auditada.

Também utilizada para avaliação, em um dado momento, da situação jurídica da empresa auditada, sem que necessariamente esteja à venda, funcionando apenas como "check up" preventivo.

Produzido por Planin Online